terça-feira, 8 de maio de 2007

Teatro Mágico, Virada Cultural, Racionais...



Um fenomeno musical bem interessante está acontecendo em São Paulo: é o Teatro Mágico. O show da trupe, como eles se intitulam, chegou a reunir cerca de 40 mil pessoas(segundo informações do site do Estadão) na Praça da Sé. A apresentação fazia parte da Virada Cultural, esse evento organizado pela prefeitura de São Paulo e que junta anualmente em um fim de semana diversas apresentações culturais em toda a cidade. O Teatro Mágico tem um blog e um site bem legais, nos quais é posível baixar diversas músicas da banda que mistura teatro, circo e música como até hoje ninguém fez no Brasil. No entanto o que a mídia mais noticiou da Virada Cultural foi o quebra-quebra que aconteceu durante o show dos Racionais. Matéria, também do Estadão, é um belo exemplo da nossa imprensa oligarca: parece um release da PM paulista. Claro, a PM assassina de São Paulo é uma fonte bastante confiável...

P.S.: Publico junto um artigo de um membro do Teatro Mágico. Se alguém leu a entrevista do coordenador do MinC, Claudio Prado, comentada aqui no Blog do Bagaço, percebeu que o cara da uma pisada na bola legal quando fala de cultura popular. Ele acha que a música sertaneja foi empurrada goela baixo da população. Segundo Prado "as pessoas não gostam do que dizem que gostam". Eu não gosto de música sertaneja, mas penso o contrário. Para mim, a música popular tomou de assalto a indústria cultural brasileira nos anos 90. É claro em certo ponto acabou sendo devorada pela industria. Prado faz um comentário que traz a tona esse ranso que a cultura urbana tem com a cultuta rural no Brasil. Deixo aberto para contra-opiniões. E dou mais uma provocada: para mim o esguelamento da guria do Evanescence tá no mesmo nível do Marrone que faz parceia com o Bruno.

ARTIGO: INTERESSE DO PÚBLICO TAMBÉM É INTERESSE PÚBLICO! (Por Luiz Galdino).
"Imprensa peca e age de forma traiçoeira reverberando as brigas da manhã no show dos racionais e abafando o recorde da noite que cantou em uníssono e pacificamente músicas que não estão nas rádios nem nas novelas. Ao estampar na 1a. página esta multidão linda o jornal teve o cuidado de omitir que se tratava da apresentação dos esfarrapados caipiras da trupe do Teatro Mágico. A grande maioria das pessoas que estavam no Vale do Anhagabaú ontem às 20h tinham nítidos objetivos: celebrar a arte independente; mostrar que não precisam de guias cegos para encontrar entretenimento; questionar valores mofados; CONSAGRAR UMA NOVA FORMA DO FAZER CULTURAL NO BRASIL: música livre, ousadia, acessibilidade artistas-público-artistas, arte múlti-mídia, contestação, etc. Ontem fizemos, nós, os aproximadamente 40 mil seres humanos, um manifesto à liberdade cultural. Demos um aviso ao velho mercadão capitalista, imbecilista, mediocrisante: GRAVDORAS DO BRASIL - "ENGULAM ISSO!! EMGULAM EM SECO POIS VEM MAIS". A imprensa é cega, burra, sensacionalista ou vendida?? Essa é mais uma das muitas batalhas que temos que enfrentar de peito aberto e firme: comunicação de verdade. Interesse do público também é INTERESSE PÚBLICO. O povo sabe o que quer mas TAMBÉM QUER O QUE NÃO SABE!!! Quatenta mil pessoas: não vamos nos "mediocrisar": SOMOS MUITOS. SOMOS FORTES. E VAMOS QUE TEM CHÃO..."


postado por Amcle Lima

Nenhum comentário: