terça-feira, 22 de maio de 2007

Museu para o Abba


Um museu sobre o famoso grupo de música pop Abba (foto) será criado em local imponente da região de beira-mar de Estocolmo, na Suécia, e deve ser inaugurado em 2009, afirmaram os responsáveis pelo empreendimento.
O prédio escolhido, construído entre 1906 e 1910, é a antiga sede da alfândega sueca. O ambiente, que será totalmente reformado, tem quatro mil metros quadrados, dividos em três pisos. Além de roupas originais emprestadas pelo grupo, o museu deve contar também a história do Abba, com fotos e músicas. Segundo uma das idealizadoras do projeto, Ewa Wigenheim Westman, haverá muitas instalações interativas no local, entre as quais uma que permitirá aos visitantes gravarem suas próprias versões de músicas do Abba.
Os quatro integrantes do grupo, Agnetha Faltskog, Anni-Frid Reuss, Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, aprovaram o projeto (lançado em novembro do ano passado), mas não estão envolvidos diretamente com ele.
O Abba iniciou a trajetória de sucesso ao ter vencido o concurso de canções Eurovision em 1974, com a música 'Waterloo'. E acabou se transformando no maior produto musical de exportação da Suécia, com baladas de sucesso como 'Dancing Queen', 'Knowing Me, Knowing You', 'Mamma Mia' e 'Gimme Gimme Gimme (A Man After Midnight)'. O grupo vendeu, no total, cerca de 370 milhões de discos.
Por Altamir Ricardo de Souza

2 comentários:

Leandro Schmitz disse...

Muito massa a idéia dos caras!
Cultura pop sueca!
Sem dúvida alguma o Abba marcou época, nada mais do que justo ter um museu para eles!

Quem sou eu disse...

Rá eles merecem!