quinta-feira, 7 de junho de 2007

Super-Heróis Árabes


Homem-Aranha, Super-Homem e Batman terão que dividir ainda mais o posto de super-heróis. Os protagonistas dos gibis norte-americanos terão que “enfrentar” 99 novos super-heróis árabes, que começam a se popularizar pelo mundo através de gibis. A revista, intitulada “The 99”, é “a primeira história em quadrinhos sobre a cultura muçulmana”, afirma o editor da publicação no Egito, Tarek Housni.

Publicada em árabe e em inglês, e com uma periodicidade mensal, a revista pretende transmitir a “todas as crianças do mundo, não só as muçulmanas, os valores morais do islã e sua cultura”, afirmou Housni, diretor-geral da editora de quadrinhos Teshkeel no Egito.

Cada super-herói - geralmente com traços físicos árabes: cabelo escuro, olhos negros, pele morena - representa um dos 99 atributos divinos de Alá.

“Por exemplo, um dos personagens é Noura, que significa luz, um dos atributos de Deus por este motivo, ela ilumina cada pessoa para que encontre sua bondade interior”, esclarece Housni.

Moumita, outro personagem, significa “destruidor”. Ele utiliza seu poder para acabar com todo o mau. Jabbar, “poderoso” em árabe, usa seu poder para ajudar os demais. E assim a lista continua até chegar a 99.

Editado no Kuwait e com uma tiragem de 25 mil exemplares, “The 99” é distribuído em doze países árabes desde julho de 2006 e está previsto que chegue em breve ao Reino Unido e aos Estados Unidos.
Também conta com uma versão na internet através do site www.the99.org, em inglês e em árabe.
Por Altamir Ricardo

Nenhum comentário: